sábado, 4 de junho de 2016

Por Márcia Lopes - Blog Mundo Literário

Olá pessoal tudo bem?

Hoje trago para vocês mais uma resenha de livro nacional e gente, esse também é bom demais!

Beco da Ilusão se passa durante a Segunda Guerra Mundial e através das lembranças de Sarah Wainness, iremos conhecer a história da pequena Yidish. Um nome que se perdeu diante das atrocidades da guerra e de seres humanos que se aproveitaram do momento para se mostrarem verdadeiros monstros, indignos de serem tratados como tal.

Escrever, falar, discutir sobre esse assunto, para muitos é besteira por acharem que passado é passado e pronto. Eu penso que tem sim! Não podemos esquecer para nunca mais cometer ou ser influenciados por conceitos deturpados que se faz de uma raça, credo, opção sexual e etc.
Mas mesmo diante desse horror mundial, existe um sentimento que que é o único capaz de transformar. AMOR. Sempre o amor.

Sarah Wainness enquanto assiste a apresentação da neta, embalada pela música embarca em suas lembranças, do tempo que era apenas a feliz Yidish.

Quando pequena sempre foi uma criança curiosa e falante. A vida dela toma outro rumo quando seus pais resolvem se mudar para Berlim, devido a uma herança que seu pai ganhou, lá pensa o pai trabalhando em seu próprio negócio eles iriam prosperar.

Logo que eles chegam a Berlim você percebe pela narrativa de Yidish em que pé está a situação política do País, ela nos narra com seu entendimento inocente tudo que ela ouve escondido atrás das portas.

No prédio onde mora ela conhece Anton que se torna seu amigo para sempre e através dele conhece Erdmann eles se tornam inseparáveis. Até que uma traquinagem deles por causa da paixão dela pelo balé, leva- a uma represália de nunca mais falar com eles. E a partir desse dia a vida de Yidish muda totalmente e sem os seus amigos, sua companhia era o rádio.

Quando a guerra chegou a situação da sua família foi ficando cada vez pior até chegar o dia que o pior aconteceu, sua família fora levada presa e ela a mercê de soldados nazistas.

Teve ajuda do pai de Erdmann durante seu calvário, outro fato que a ajudou eram suas características físicas de uma autêntica alemã, fato que um dia já a intrigou.

Bem, depois disso Yidish estava nas mãos do destino. Destino esse que não a deixou morrer, mas também não foi nada benevolente. Durante suas entradas e saídas de lugares e no meio de incertezas sem fim, a vida ainda tinha surpresas e revelações.

Enfim acabou a apresentação, fecharam -se as cortinas e agora sim Yidish poderá ser realmente feliz.
Esse não é o primeiro livro que leio da Mallerey Cálgara e gosto muito do que ela escreve. Mas Beco da Ilusão você percebe o carinho, o zelo, o respeito que a autora teve com a obra toda.

Outra coisa que achei super bacana são as frases que separam os capítulos, usando frases de Adolf Hitler, nos conduzindo já à situação da protagonista e sempre frase de estímulos. Eu li “Mein Kampf” e sei o quanto ele era apaixonado pela suas ideias a ponto de convencer qualquer um a pensar como ele. São frases como essas:
Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis.
Você não derrota um inimigo tirando sua coragem. Você o derrota tirando sua esperança. Adolf Hitler
Achei genial a sacada e ironia.

Eu li o livro praticamente em um dia porque a história te envolve, te empolga, te cativa.
A autora juntou informações, conciliou o drama vivido por sua personagem com ironia e até mesmo com humor que já é peculiar em seus livros e depois de tantas emoções vividas durante à leitura, o leitor fica meio aéreo, vazio, no coração fica um espaço enorme pra ser preenchido.
Recomendadíssimo.

BDI.
Dados do livro
Beco da Ilusão
Formato E-book kindle
Número de páginas: 241






Nenhum comentário:

Postar um comentário