quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Por Beatriz Andrade - Blog De Bem Com a Leitura

Uma obra intensa, profunda e muito marcante. Beco da Ilusão retrata com detalhes o sofrimento de uma menina, que durante a Segunda Guerra Mundial precisou abandonar seu passado e perder sua inocência.
Durante anos de sua vida, Sarah Wainnes via no balé uma esperança, era nele que ela pensava antes de dormir, era nele que ela pensava quando tudo era apenas sofrimento, agarrava-se às lembranças dos cartazes que via, tentando amenizar os horrores ao seu redor. Agora, muitos anos depois, ela estava assistindo uma apresentação de balé da sua neta e suas recordações começaram a invadir seus pensamentos. De repente, ela não se via mais ali, estava revivendo um passado amargurado, cheio de sofrimento e angústia. Um passado em que ela era Yidish, filha de pais judeus.
"Até neste momento único de alegria, o passado torna-se presente, arrastando-me para as regiões mais profundas dos abismos subterrâneos. Não é possível apagá-lo, como se tivesse sido escrito em um diário, onde simplesmente passamos a borracha, ou apenas arrancamos a folha, rasgamos e a jogamos fora. Então, só vejo uma saída: embalo meus pensamentos ao som de Chopin, que está tocando ao fundo, e deixo-me levar no tempo, como um filme antigo, em preto e branco, passando quadro a quadro."
Yidish tinha uma família grande e conservadora, eram judeus e tradicionais aos seus costumes. A família precisou se mudar para Berlim e lá ela pode conhecer o Balé, a jovem sonhava em se tornar bailarina mas teve seus sonhos interrompidos.

Para que ela pudesse frequentar as escolas, o pai pagou um professor particular para que dominasse o idioma. Em pouco tempo ela já falava bem o alemão e conseguia se misturar na escola, ela era diferente de sua família, não possuía as mesmas características e passava-se tranquilamente por uma alemã (o que seria de grande ajuda em um futuro próximo). Yidish fez amizade com Anton e Erdmann (primo de Anton), os três gostavam de ver as apresentações e a amizade entre eles era forte.


Erdmann falava constantemente do ódio que seu pai nutria pelos judeus, mas ele não se importava com isso. Com o passar do tempo Yidish foi descobrindo que Erdmann era mais que um amigo, o que ela sentia por ele era diferente do que sentia por Anton, mas tão profundo quanto. Os três aproveitavam muito bem o tempo que tiveram juntos, fizeram peraltices, sonharam... Mas tudo foi interrompido em uma noite, que ficou conhecida como Noite de Cristais.

A casa de Yidish (assim como de milhares de judeus)  foi invadida, ela foi separada de sua família e a partir daí acompanhamos todas as atrocidades cometidas pelos nazistas, através do ponto de vista de uma criança, que vai crescendo em meio ao caos e ao horror. Naquela noite ela recebeu ajuda do pai de Erdmann, sem saber o motivo de estar sendo ajudada mas sendo grata por isso, e mesmo com a ajuda ela não escapou de ser levada para um campo de concentração.


Yidish presenciará atos desumanos, sofrerá, passará por situações em que desejará a morte e vai conviver com ela bem ao se lado, dia após dia. 

Minha impressão

Eu sempre pesquiso sobre as guerras, sempre leio livros com esse tema e eles sempre mexem comigo. Ver o quanto o ser humano pode ser cruel é doloroso mas, como a própria autora diz em nota no livro, não podemos esquecer o que milhares de pessoas sofreram, não podemos esquecer os atos macabros, não podemos permitir que essas memórias se apaguem. Dentre as muitas guerras que a humanidade já presenciou, a Segunda Guerra foi uma das mais terríveis (na minha opinião a mais selvagem) e o nazismo foi o ato mais deplorável, até hoje vivemos com os traumas e assombrados pelos seus fantasmas. 

Beco da Ilusão é um livro completamente diferente de todos os que eu já li. Sim, ele mostra toda a covardia e crueldade hitleriana, é um livro chocante e intenso mas ao mesmo tempo ele mostra que existe esperança no meio da escuridão. Yidish é uma personagem que com toda a sua fragilidade de criança, tornou-se uma mulher extremamente forte. Ela cresceu sem amor ou qualquer afeto, cresceu acostumada com pesadelos, gritos, dores e mortes. Aprendeu a sofrer sem revelar seus sentimentos, aprendeu a viver numa ilusão de que um dia poderia ter uma vida normal. 

Para poder continuar viva ela precisou mudar de nome muitas vezes, mesmo sendo obrigada a esquecer o seu passado e sua família, ela os mantinha na memória, sonhando com o dia em que estariam todos juntos novamente. 

Um livro que eu gostaria que todos lessem, que leva o leitor a ter muitas sensações, a pensar em tudo o que aconteceu e a sonhar junto com Yidish. Beco da Ilusão nos traz uma história fascinante e é impossível não se envolver com a personagem. A capa é linda e mostra que podemos encontrar muita tensão nas páginas e a diagramação é belíssima. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário