segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Por Suelen Fernandes - Blog estante da Suh

Yiidish é uma menina de nove anos que está se mudando com a família para Belim, seu pai recebeu uma gráfica como herança de seu irmão e viu nessa ida para Berlim uma oportunidade de crescer e dar uma via boa para os filhos e a esposa. Yiidish estava animada e bem curiosa para conhecer outras pessoas e outro país.

Assim que chegou a Berlim Yiidish viu um teatro com vários cartazes que mostravam apresentações de Balé, a partir daí um amor nasceu entre ela e essa dança. Yiidish queria um dia poder dançar como todas aquelas bailarinas que ela via de forma escondida. Por causa desse amor ela conhece Anton que é filho do porteiro do teatro, a amizade entre os dois acontece de forma instantânea. Através de Anton, Yiidish conhece o primo dele chamado Erdmann, uma paixonite nasce entre eles mais não há tempo para que o amor amadureça, pois, coisas muito ruins vieram na vida dessa linda menina.

— Tudo o que a memória amou, já ficou eterno. E entre tudo o que você poderia ser para mim na vida, a vida escolheu torna-lo saudade... – A voz soa trêmula, suspiro ao deslizar os dedos sobre o recorte de jornal contornando o rosto de Erdmann.

Uma guerra estava se formando na Alemanha e os Judeus se viram encurralados e ameaçados, Yiidish não podia mais ir ao teatro, não podia nem sair na rua e isso se passou anos até que em uma noite os soldados Nazista invadem a sua casa e todos são levados para os campos de concentração, a partir daí tudo de ruim aconteceu na vida dessa menina, mas ela ainda teve ajuda de anjos para tentar salva-la dessa vida cruel e de uma eminente morte.

Rodopiava, rodopiava até cair sentada de tonta. Ria de satisfação para o céu que girava diante dos meus olhos. Nesse meu cantinho eu podia tudo, eu era tudo, até parar de rodar e voltar para a realidade estagnada. Sei que dessa maneira parecia estar construindo castelos de areia que seriam desfeitos com o mais leve sopro do vento, mas não podia evitar o prazer de criar asas e ser livre para voar.

A menina se viu amadurecer rápido e teve que renegar a suas origens para poder sobreviver, agora ela era uma alemã que cometeu um crime e que estava pagando por eles, seu nome foi mudado várias vezes e suas esperanças iam diminuindo conforme os anos iam passando. Mas Anton e Erdmann nunca a abandonaram e mostraram que cumpririam a sua promessa de protege-la até o final de suas vidas.

Gente eu não sabia nem como escrever essa resenha, me vejo em lágrimas escrevendo sobre essa história que me marcou muito. Ler esse livro e saber que muitas pessoas sofreram as mesmas atrocidades relatadas nessas páginas foi um choque e me fez chorar de tristeza, fiquei me perguntando como o ser humano pode ser ruim a tal ponto de tratar o seu próximo com frieza e sem um pingo de sentimentos.

Essa menina me mostrou como a vida pode ser ruim e como podemos dar a volta por cima de tudo que já sofremos, mas sem esquecer aqueles que deixamos para trás. Yiidish foi forte e determinada e nunca esqueceu sua família e seu grande amor, ela conseguiu vencer, mas para isso teve que passar por grandes traumas.


A escritora soube retratar uma época que o mundo quer esquecer, mas que nunca vamos conseguir. Uma história recheada de drama, amor, companheirismo, tristeza e realidade apesar de ser uma ficção.

Falando sobre o livro a capa é linda e retrata bem o enredo do livro. A diagramação é bem elaborada e os capítulos sempre começam com alguma citação de Adolf Hitler (o homem que eu passei a odiar com todas as minhas forças). As folhas são amareladas. A fonte do tamanho ótimo para leitura. A história é narrada na visão de Yiidish e um capítulo pela visão de Erdmann. A edição está linda e é de ótima qualidade.

Sei que essa resenha não vai fazer jus ao que esse livro representa na vida de um leitor, estou fechando o ano com uma das melhores leituras que já fiz na vida e que vai me marcar para sempre. Por isso convido ou até suplico a vocês que deem uma chance a essa história que vai te emocionar do começo ao fim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário