sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Por Evandra S. Lozzano

Surpreendente!

Um livro rico em detalhes e informações, mas nem por isso, o torna cansativo.

A capa é linda e a diagramação impecável! Com fotos da época da segunda guerra mundial e frases do Hitler, no início de cada capítulo. Escrito na terceira pessoa, e só um capítulo é narrado na primeira. Há também frases em alemão.

Conta a trajetória de uma família judaica que mudou de Karnobat para Berlim, depois que receberam uma gráfica de herança.

O foco principal da história é a filha do meio, Yidish, que na época tinha apenas 9 anos. Uma garotinha sapeca e inteligente.

Assim que chega à Berlim, ela conhece o balé e se apaixona, e faz amigos, que serão para a vida toda, como Anton, que é o filho do zelador do prédio onde acontece as apresentações de balé, e o seu primo, Erdmann, um garoto alemão que está em treinamento para se tornar um soldado nazista.
A vida deles seria perfeita se a Alemanha não estivesse em crise, se o regime nazista não tivesse sido implantado e os judeus fossem um dos seus alvos. Hitler sobe ao poder e com ele, uma sucessão de eventos irá separar a vida dos três. O destino da pequena judia e de sua família é incerto, principalmente na noite dos cristais, quando os nazistas invadem sua casa e os separam. Yidish é levada a vários campos de concentração, até chegar ao bordel, onde alguns acontecimentos passados são explicados e as pontas fechadas. A vida da personagem dá uma reviravolta. 

Um livro emocionante, forte e ao mesmo tempo, singelo. Nos pensar em valores esquecidos por muitos, como família, amizade e amor. E até mesmo naquelas coisas simples, como a nossa cama quentinha ou o café que deixamos esfriar sobre a mesa e depois o jogamos fora, sendo que no passado milhares de pessoas se satisfariam com ele.

Chorei. Chorei sim, e não tenho vergonha de dizer isso. Impossível não derramar lágrimas.
Super recomendo para os amantes de história e de um excelente romance.


Frases interessantes..,


"Tudo o que a memória amou, já ficou eterno. 
E entre tudo que você poderia ser para mim na vida, 
a vida escolheu torná-lo saudade..."


"A liberdade é invisível e essencial como ar, 
perdê-la é viver sem sentido.'


"Às vezes a vida nos mostra que devemos agir como o nosso mestre cameleão... 
Adaptar para sobreviver."


"É impossível não olhar para o passado, 
ainda mais quando ele está tão presente."







Nenhum comentário:

Postar um comentário