quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Por May - Blog Lendo com a May

Um livro que merece ser lido por todos

O livro conta a história da pequena Yidish, uma menina judia que mora com sua família em Karnobat, na Bulgária, após um tio seu falecer eles recebem uma herança e vão para Berlim, pensando em mudar de vida, chegando em Berlim, Yidish começa a ter sonhos como toda criança e um deles é o balé, ela se apaixona a primeira vista pelo balé.

Chegando em sua nova casa, Yidish faz dois amigos inseparáveis, Anton e Erdmann (alemães) , assim eles fazem planos juntos, e um dia eles vão para uma apresentação de balé escondidos dos pais, o que deixa todos preocupados.

Certo dia como ela sempre fazia, pegava um vestido da sua mãe escondido e ia dançar no quintal, ele percebe algo muito estranho acontecendo, são os nazistas entrando em sua casa e levando todos, a partir desse dia a garotinha não sabe mais para onde foi sua família, seus amigos.

O final foi algo de me arrancar lágrimas, foi um final justo para a história, mas em que em nenhum momento eu pensei que poderia acontecer, de inicio eu já não esperava por um final convencional, mas o que ela fez foi muito diferente.

E as reviravoltas que a autora traz em poucas páginas, me fez perder o fôlego, e eu querendo saber mais, e desesperada para não acreditar no que estava acontecendo, e quando percebi o livro tinha acabado, e eu fiquei como assim:?

Não sei mais o que escrever porque pode ser um spoiler e eu não quero dar nenhum.

O que eu posso falar dessa história linda, que ao mesmo tempo é bem triste. Se muitos não sabem, mas saberão agora eu tenho uma certa curiosidade com livros que se passam no meio de Guerras. E esse livro se passa bem no meio da Segunda Guerra Mundial, o que me fez querer escolhê-lo quando a autora disponibilizou os livros. Eu já percebi que seria uma história bem forte, e eu estava curiosa de como a autora conseguiria abordar o assunto.

E ela faz isso de uma maneira simples, delicada e carregada de emoção. Me peguei com olhos cheio de lágrimas algumas vezes, fiquei pensando como um ser humano pode ser capaz de fazer isso com outro ser humano, fiquei indignada, com raiva, triste, pois eu não poderia fazer nada para impedir aquilo de acontecer, eu tive que ficar observando tudo, e refletindo.

Alguns personagens não são o que aparentam quando vemos pela primeira vez. a pequena Yidish cresce ao nossos olhos, e ela continua com o sonho do balé, mesmo passando por tudo, na minha opinião as piores torturas eram as psicológicas, ser xingada, ter os desejos de criança privados, ter que crescer num lugar que a qualquer momento você pode ser morta, isso é muito duro para uma criança, uma garota que só queria ser feliz.

Como já é dito na sinopse, ela vai parar no Beco da Ilusão, mas não é um beco propriamente dito que tem esse nome, é um lugar onde ela vive a ilusão de poder viver livre um dia, de encontrar as pessoas que ama, e talvez ela pode encontrar a felicidade! Só lendo para conferir. ( Coloquei esse paragrafo para confundir vocês hahahah)

É um livro que eu recomendo para todos, para quem gosto de um bom drama, para quem gosta de livros que passam durante uma Guerra, para quem gosta de reviravolta, e para quem ficou curioso com a história! Eu super recomendo, vale muito a pena.

E o que falar da diagramação linda que do livro, os capítulos se inciam com uma folha decorada, e antes dela temo uma toda preta com imagens e algumas frases de Hitler, esse livro já vale super a pena pela diagramação, ele é um livro muito lindo. Uma curiosidade é que a garota na capa é a Nanda a filha da autora, e ela trabalhou duro no livro e o lançou de forma independente. Eu simplesmente amei tudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário