terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Por Nordeci - Blog Cá Entre Nós

Em um espetáculo de balé, da neta Edwirges, a Yidish (Sarah Wainness) - protagonista da história - revive as memórias de sua vida; lembra-se da época em que morava com seus pais na Bulgária e do sofrimento que vivera antes de ir para Nova York. 

Quando ainda era uma criança, Yidish, que pertencia a uma família de judeus, mudou-se para Berlim porque seus pais receberam uma herança. Ela não mudou só de cidade, pois a sua vida transformou -se de uma forma que ela não poderia prever. Com Hitler no poder iniciou-se o Holocausto Judeu. Nazistas invadiram sua casa, afastando-a de sua família, dos amigos e de seu grande sonho que era tornar-se uma bailarina. Yidish perdera até mesmo a identidade para salvar a própria pele. Foi Nuria, Bertha, Dalina, Sarah...



Na esperança de reencontrar a família viveu os piores dias de sua vida no Beco da Ilusão, lugar onde as mulheres eram levadas para se prostituírem, com a promessa de liberdade. Passou por situações constrangedoras, foi maltratada e humilhada, mas nunca perdeu a esperança e nem desistiu de lutar para reencontrar a família, os amigos e seu amor.



Em meio a tanto sofrimento, Yidish recebeu ajuda, sem saber que estava sendo protegida por seus amigos de infância. Quando finalmente conseguiu sair do Beco da Ilusão, com o desejo de uma nova vida em Nova York, enfrentou situações difíceis, mas se sentia mais forte, pois estava junto de seus amigos: Anton, Donovam e Erdmann – seu grande amor. 

Cálgara conta a história com riqueza de detalhes do holocausto com um misto de ficção e realidade. A forma como escreve nos proporciona imaginar o sofrimento, a angústia e a dor da personagem. Descreve de forma ímpar a tortura e o sofrimento de pessoas tratadas como animais por um governo autoritário e preconceituoso.



Enquanto eu lia, passava um filme em minha mente. O Beco da Ilusão é um desses livros que a gente não consegue parar de ler, mas também não quer que termine. Recomendo para quem gosta de leituras emocionantes.

Quotes

"Tudo o que a memória amou já ficou eterno. E entre tudo que você poderia ser para mim na vida, a vida escolheu torná -lo saudade..."

"Com o sangue petrificado pelo terror, descerrei as pálpebras e me deparei com a pele dos meus braços banhada de sangue. " Não sinto dor. não sinto nada. Será que morri? Que alívio...! pensei."

"Chocada, desviei o olhar e o fixei no chão por um instante, procurando mentalmente convencer minha alma a não mais habitar aquele corpo, a abandonar todas as tralhas para trás e fugir depressa com a água que escorria pelo ralo, indo o mais longe possível"

"Sentimentos não são eternos e o tempo é malicioso, não espera por ninguém"

"Casa. Essa palavra soava tão vaga, tão distante, que pareceu naquele momento não ter nenhum significado. Invadiram o meu lar, minha vida e agora... O meu corpo? O que mais eles poderiam querer de mim?"






Nenhum comentário:

Postar um comentário