sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Por Daya Maciel - Blog Conchego das Letras

Olá leitores,


O que falar de um livro que narra uma história marcante, que em vários momentos me fez refletir e chorar? Difícil...

Durante a leitura lembrei muito de o livro O Caçador de Pipas, do autor Khaled Hosseini (veja a resenha feita pelo blog clicando aqui). Eu lembro que pedi para Mariana fazer a resenha, porque simplesmente não teria condições emocionais para relembrar a história. Mas aí vem uma grata surpresa, leio Beco da Ilusão e me deparo com todas essas emoções retornando com força total.

Sério gente, isso não se faz!!! Quando digo que lembrei, não é uma adaptação, nada disso, mas a história se passa em meio a segunda guerra mundial, na maior parte na Alemanha, onde a autora mostrou com detalhes tudo que os judeus passaram. É uma narrativa rica em detalhes e nem por isso tornou-se cansativa. Eu lia e queria saber mais, muito mais.

Vamos à resenha... Melhor!!!

Em Beco da Ilusão vamos conhecer Yiidish, uma garota com apenas nove anos, filha de um casal judeu. Por ganharem uma herança, mudam-se para Berlim e vão tentar uma nova vida.

Assim que chega na nova cidade, ela se depara com um cartaz de uma peça de ballet e fica encantada... É paixão à primeira vista. A partir daí, ela pensa em ser uma grande bailarina. Mas a vida nem sempre leva o rumo que queremos...

A pequena Yiidish terá como companheiros dois amigos, Anton e Erdmann. Juntos, vão passar por aventuras e descobertas, até o dia que os nazistas invadem a casa da família, e a pequena Yiidish é levada pelos soldados, separando-se das pessoas que amava. 

Sinceramente, não sei como Hitler conseguiu transformar a mente de muita gente, levando o país em um caos e os judeus se tornando alvos dessas pessoas. Posso afirmar, junto com Yiidish passei por todos os seus sofrimentos. Mas ela tem esperança e eu, como uma fiel leitora, tenho que ter também. Ela nos mostra que em meio ao sofrimento ainda existe fé, amor e amizade. 

A autora mostra em detalhes tudo o que Yiidish passa para sobreviver, e todos os seus pensamentos por cada situação vivida e a esperança em encontrar os seus amigos e familiares.

Se eu já choro por algo simples, imagina o que essa história fez comigo? Foi uma leitura que além das emoções, trouxe-me aprendizado. Mostra que um gesto simples para gente é algo majestoso para tantas Yiidish no mundo. 

O livro é todo bem escrito e foi difícil parar para comer e dormir. rsrs. Mas o final foi sensacional, a autora conseguiu surpreender ainda mais. Virei fã e aguardo ansiosa suas próximas obras.

Não posso deixar de falar da diagramação do livro, que ficou linda, muito bem feita.






Nenhum comentário:

Postar um comentário