quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Por Renata B. Rossini

O que dizer desse livro? Foi um dos mais aguardados, desde que li a sinopse na página dele, há mais de seis meses. E agora, depois que acabei de lê-lo, sinceramente, não sei como descrevê-lo. Irei começar pela parte mais fácil; a capa é simplesmente linda. Toda preta com arames em volta. A diagramação é perfeita! Com imagens da época do nazismo, algumas me deixaram chocada. E em cada capítulo uma citação do ditador.

O texto é de uma linguagem simples, mesmo com muitos detalhes e explicações, mas que não confundem e nem atrapalham a leitura em nenhum momento. A personagem principal é quem é a narradora. Começa nos tempos atuais e depois ela volta ao tempo, quando tinha 9 anos, com a mudança de sua família para Berlim, por causa de uma herança que receberam.

Tudo muda em sua vida, literalmente. Ela se apaixona pelo balé, faz amigos com quem vive aventuras e se tornam inseparáveis, mesmo ela sendo judia e eles alemães.

Sua vida dá mais uma reviravolta quando os nazistas invadem sua casa e a separa de sua família, sendo levada para o primeiro campo de concentração, que não para por aí.

O livro é simplesmente lindo!

Fala de amizades, amor, esperanças em meio a dores e desesperos da época. Correspondeu a todas as minhas expectativas e mais um pouco.

Super recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário