domingo, 11 de setembro de 2016

Por Cátia Caruso - Caminhando Entre Livros

Olá literários!

Hoje venho com um livro bem forte, com um tema pesado, que fiquei bastante intrigada se lia ou não, pois é algo que mexe demais com a cabeça, pois foi um acontecimento extremamente triste com muitas mortes.

Mas confiei na autora, li e não me arrependi.

Relutei muito em ler pois se trata do início do Holocausto, época caótica para os Judeus, sendo o maior genocídio do século XX. Em relação a tudo que imaginei que o livro abordaria, pensei 10 vezes se ia aguentar ler pois esse tema é bem forte.

Acreditei na autora e resolvi encarar a leitura e posso dizer que foi fascinante. O livro inteiro é extremamente bem descrito e narrado, com riqueza de detalhes inclusive na lingua alemã. Acredito que Mallerey deve ter estudado bastante para a composição dessa obra. Os locais muito bem descritos e os personagens muito bem desenvolvidos.

A cada página virada, você sente toda angústia e medo que todos sofreram, fazendo a leitura ficar ainda mais intensa. E nisso tudo você torce pelo final ser feliz, o que sabemos que não aconteceu com milhões de pessoas.

A personagem principal é uma menina de 9 anos, que se chama Sarah mas seu nome real era Yiidish. Sua troca de nome foi proposital para conseguir sobreviver, afinal de contas, qualquer rastro judeu era sentença de morte.

O problema começa quando seu tio, que mora em Berlim morre e deixa toda herança para o pai de Sarah. A família de Sarah morava em Karnobat na Bulgária, mas com essa herança repentina seu pai resolve se mudar para Berlim. Sua família era composta por 7 pessoas mas sua irmã mais velha acabou ficando pois havia se casado. Deu sorte de ter ficado.

Quando chegam em Berlim, tudo de início foi maravilhoso, tinham uma casa grande, uma boa escola e seu pai tinha herdado também uma gráfica, onde trabalhava com seu irmão mais velho e Sarah se encantou quando conheceu o balé, que era pertinho de casa. Logo de início conheceu dois amigos: Anton, que se tornou seu grande amigo e Erdmann que acabou de tornando seu primeiro e único amor.

Não demorou muito pra a Alemanha cair em crise, Hitler assumir o poder e a grande caçada aos judeus começar.

Daí o livro se desenrola de maneira chocante, com altos relatos de muitos sofrimentos e angústias.
Sua família é separada e Sarah tem a sorte de ser "protegida" pelo pai de Erdmann até o fim. Isso garantiu sua sobrevivência mas não garantiu sua felicidade.

Ela sofreu demais, até chegar aonde chegou. O relato vai desde a hora que os nazistas levam sua família de casa até a parte que Sarah está velhinha.

E nesse meio todo, tem amor de Sarah por Erdmann, que é totalmente recíproco, mas bem complicado de se viver, afinal não poderia ter união de um ariano com uma judia.

Tudo é eletrizante e você torce para que o casal vença e fique junto.

Aconselho a leitura.

Esse livro é fantástico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário