segunda-feira, 18 de junho de 2018

Por Jaque Reis - Blog Maluca dos Livros

Olá amores tudo bem?

Beco da Ilusão foi um livro que me surpreendeu muito, e também foi um livro que eu não larguei nem por um minuto. 

Logo no começo do livro conhecemos Sarah Wainess. Uma senhora de idosa que está assistindo uma peça de balé, e as poucos com esta peça vai relembrando sobre uma época terrível que viveu. Antes de tudo que aconteceu, Sarah se chamava Yidish, mas já teve vários nomes. 

Quando ainda era uma pré adolescente, Yidish morava com sua família em Kornobat na Bulgária, mas após seu pai receber de herança uma gráfica eles se mudam para Berlim, na Alemanha. Mas o que eles não imaginavam era que essa mudança que tanto trouxe esperança de uma vida melhor, na verdade não seria nada boa. 

Ao chegar à cidade Yidish se apaixona pelo balé e passa seus dias sonhando em se tornar uma bailarina. Porém a menina vê seus sonhos desmoronarem após os nazistas invadir sua casa e separa-la dos pais e de seus irmãos. A partir dai Yidish, uma garota judia, que sonhava com a vida de bailarina vê seus sonhos desmoronarem. 

"Confesso que não gostei de Hitler, porque ele não gostava dos judeus. Não sabia a razão de ele ter essa aversão à nossa família, pois nós nem o conhecíamos e não havíamos lhe feito nenhum mal"

Mas por sorte Yidish, de alguma forma não parecia uma garota judia e por isso, conseguiu ter um destino diferente do que muitos judeus tiveram. Mas isso não torna o livro menos intenso e triste. 

O livro é narrado em primeira pessoa, e ao longo da história vamos crescendo e sofrendo junto com Yidish, e vamos sentindo também um sentimento enorme de impotência e o todo tempo fiquei me perguntando como as pessoas daquela época puderam apoiar toda essa barbaridade. Yidish é uma personagem muito bem construída, e a trama me prendeu desde o início. 

Realmente me emocionei do início ao fim. E Beco da ilusão com certeza irá para a listinha de melhores livros que li na vida! 

Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário